• (67) 99946-7202
  • tvnovaalvorada@gmail.com
  • Avenida Irineu de Souza Araújo, 986, Centro - Nova Alvorada do Sul

Projeto de Nova Alvorada do Sul é destaque em uma das categorias do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Município foi vice-campeão na categoria “Marketing territorial e setores econômicos” com o projeto “Um novo tempo na agricultura familiar”

Na noite desta sexta-feira (27), o Sebrae/MS anunciou os prefeitos de Mato Grosso do Sul vencedores na etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) e, na data, uma iniciativa inscrita por Nova Alvorada do Sul foi destaque na categoria “Marketing territorial e setores econômicos”. O município foi vice-campeão com o projeto “Um novo tempo na agricultura familiar”. 

A cerimônia para entrega da premiação foi realizada na sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, quando o prefeito José Paulo Paleari foi reconhecido pelo trabalho realizado. Na data, ele ressaltou a importância de valorizar as ações municipais, que podem servir como fonte norteadora para outras administrações. 

“Nosso projeto é voltado para a agricultura familiar. É necessário pensar nas oportunidades, não só na cidade, mas também no campo. Nosso município tem oito assentamentos, são quase mil famílias, então, montamos um planejamento para dar suporte técnico para essas pessoas, com transferência de tecnologia para que elas pudessem produzir tudo que pode ser feito no campo e isso trouxe esperança para eles. Com a construção da feira municipal, temos mais uma opção de comercialização e hoje tudo que se produz é vendido na cidade”, destacou o prefeito. 

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, nesta edição, o prêmio recebeu inscrições de 20 projetos em seis categorias diferentes. Ao todo, concorreram 15 municípios sul-mato-grossenses, o que mostra o comprometimento das gestões em realizar ações que melhoram o ambiente de negócios e, por consequência, a vida da população. 

“O Sistema Sebrae premia e reconhece esses projetos, onde o prefeito e sua equipe fazem algo de destaque nos municípios. A proposta do prêmio é de longa data. Nós já tivemos, ao longo dos anos, cinco prefeituras que ganharam prêmios nacionais. Fazemos a etapa estadual, depois esses projetos são avaliados por outra equipe, a nível nacional, e então, esse trabalho pode ser reconhecido e se tornar uma referência nacional”, afirmou Mendonça. 

Em comum, todos os projetos que foram campeões e vice-campeões nesta edição do PSPE são de prefeituras municipais que aderiram ao programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae/MS executada em parceria com as administrações para promover a transformação da economia local, por meio do fortalecimento dos pequenos negócios.

 

Conheça o projeto destaque de Nova Alvorada do Sul

 

“Um novo tempo na agricultura familiar” – o projeto vice-campeão na categoria “Marketing territorial e setores econômicos” foi criado com a proposta de fortalecer a agricultura familiar no município e promover a inclusão social, econômica e ambiental dos produtores. No total, foram beneficiados cerca de 900 produtores que atuam em oito assentamentos diferentes: Sucesso, Santa Luzia, Bebedouro, Ranildo da Silva, Volta Redonda, Jaburu, PAM e PANA.

 

Por meio do projeto, os produtores receberam capacitações e acompanhamento para que pudessem melhorar a qualidade dos produtos oferecidos e ampliar a produção, tanto que, em 2021, houve um aumento em 20 toneladas de hortifrutis produzidos. Outro reflexo positivo foi o aumento da renda familiar dos produtores feirantes em 100%, percebida em R$ 1,2 mil.

Com a qualificação dos produtores, a Prefeitura Municipal passou a adquirir mais produtos da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). No total, foram investidos R$ 1 milhão que contemplam 50 famílias. Além de comprar do pequeno produtor, a administração municipal também auxilia na logística de escoamento da produção, custeando o transporte para entrega dos produtos. Com a economia gerada, os produtores atendidos passaram a investir mais na produção e adquiriram adubos para a melhoria do solo e aumento da produtividade.

Os produtores da agricultura familiar que atuam na área da pecuária leiteira e possuem a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) também participaram do processo de venda para a merenda escolar por meio do PNAE. O aumento da renda familiar melhorou a qualidade de vida das famílias e possibilitou o investimento em novos equipamentos, 20 produtores, por exemplo, adquiriram resfriador de leite individual para armazenamento do produto.

Para saber mais sobre o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor ou a respeito do programa Cidade Empreendedora, ligue para 0800 570 0800.